Clínica Especialista em Cirurgia de Catarata


Somos uma equipe de oftalmologistas especializados em Cirurgia de Catarata. Oferecemos uma infraestrutura completa e moderna, pronta para lhe atender com excelência


Agende Sua Consulta

Cirurgia de Catarata

Procurando cirurgia de catarata em Porto Alegre? O Centro Médico Oftalmológico é referência em cirurgia de catarata em Porto Alegre. Médicos oftalmologistas especializados em cirurgia de catarata, equipamentos de ponta com alta tecnologia para a correção segura e sem necessidade de internação. Agende agora mesmo sua consulta com um especialista em cirurgia de catarata em Porto Alegre no Centro Médico Oftalmológico


Entre em contato e agende a sua avaliação!


FAQ

A catarata é uma doença caracterizada pela perda da transparência do cristalino, lente natural do olho que fica atrás da pupila, cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira reversível no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Vídeo sobre o que é Catarata no canal do CMO no YouTube:


    • Visão embaçada ou nublada;
    • Dificuldade para ler, andar e dirigir;
    • Visão dupla;
    • Sensibilidade à luz; 
    • Visão noturna ruim;
    • Alteração da percepção de cores;
    • Mudanças frequentes na graduação dos óculos.

Esses sintomas podem ser quase imperceptíveis no início, mas conforme a catarata se desenvolve eles pioram continuamente.

Durante a cirurgia de catarata, a lente natural turva do olho é removida e substituída por uma lente intraocular artificial (IOL). A cirurgia é realizada com anestesia local sem necessidade de internação e com duração média de 15 minutos.

A técnica cirúrgica é denominada facoemulsificação que utiliza uma pequena sonda ultrassônica, que após inserida no olho por uma incisão de apenas 2,2 mm, quebra e aspira o cristalino opaco em pequenos fragmentos. Pela mesma incisão a lente intraocular é inserida dobrada com a ajuda de um injetor. As incisões são auto selantes e não necessitam de sutura ao final da cirurgia.

Vídeo sobre como é realizada a Cirurgia de Catarata no canal do CMO no YouTube:


Lentes intraoculares (LIOs) são próteses utilizadas para substituir o cristalino opaco para restabelecer a visão. Quanto ao foco, podem ser monofocais, tóricas, foco estendidos e trifocais. Podem corrigir erros de refração como: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.  Segundo o material, podem ser de acrílico, silicone, PMMA, dobráveis ou não.  Esses materiais são inertes e não reagem com os olhos nem causam danos às estruturas naturais dos olhos. As LIOs são revestidas com um material especial que protege seus olhos da luz ultravioleta (UV).

Lente intraocular Monofocal: Lente mais utilizada em cirurgias de catarata. É chamado de monofocal por apresentar somente uma distância de foco. Normalmente se opta por corrigir para distância em ambos os olhos. Nesse contexto, óculos para leitura são necessários após a cirurgia. 
Lente intraocular Monofocal tórica: lente monofocal tórica é ideal para paciente que necessitam de correção de astigmatismo. Nessa opção também há necessidade de óculos para leitura após a cirurgia. 
Lente Intraocular de Foco Estendido (EDOF): Lente que através do prolongamento dos raios de luz possui dois pontos focais, longe e intermediário. As EDOFs apresentam qualidade de visão para longe muito semelhante às lentes intraoculares monofocais.  Em caso de astigmatismo existe a opção de EDOF tórica.
Lente Intraocular Trifocal: Lente com três pontos de foco, longe, intermediário e perto. Ótima opção para pacientes que querem reduzir ao máximo o uso de óculos. Em casos de pacientes com astigmatismo existe a opção de lente trifocal tórica.

Vídeo sobre Lente Intraocular Monofocal no canal do CMO no YouTube:


Vídeo sobre Lente Intraocular Tórica no canal do CMO no YouTube:



Vídeo sobre Lente Intraocular Multifocal no canal do CMO no YouTube:

Todo procedimento médico envolve certos riscos. No caso da cirurgia de catarata, complicações após o procedimento são muito raras. A tecnologia atual e a experiência do cirurgião reduzem significativamente os riscos cirúrgicos. Além disso, é fundamental os cuidados de pré-operatórios e pós-operatórias para o sucesso cirúrgico.

O custo da cirurgia de catarata dependerá da técnica cirúrgica, lente intraocular utilizada e do plano de saúde de cada paciente. É bom lembrar que o Conselho Federal de Medicina proíbe que os médicos divulguem preços de procedimentos antes de uma avaliação oftalmológica completa.

Procurando cirurgia de catarata em Porto Alegre? O Centro Médico Oftalmológico é referência em cirurgia de catarata em Porto Alegre. Médicos oftalmologistas especializados em cirurgia de catarata, equipamentos de ponta com alta tecnologia para a correção segura e sem necessidade de internação. Agende agora mesmo sua consulta com um especialista em cirurgia de catarata em Porto Alegre no Centro Médico Oftalmológico.

Entre em contato e agende a sua avaliação!

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.